segunda-feira, 22 de junho de 2009

CARGOS (Ipôs) e OYÊS da Nação ketu e Subdivisões Nagôs!


Os cargos de cada ilê se diferenciam por suas raizes e nação, e ficando a critério do babalorisa do ilê a nomeação de cada cargo, dependendo da responsabilidade de cada filho da casa. Exitem casas que no entanto não se cultiva muitos cargos devido a falta dos yawos ou ekedis e ogans e etc... Não sendo os mesmos responsaveis, segundo o babalorisa da casa ; ficando assim a casa sem tal cultura e fundamentos.
Dentro de nossos principios e de nossa cultura deveriamos e vamos nos esforçar para apresentar se,mpre um candomblé de raíz, no qual devemos nos esforçar para não se perderem nossas tradiçoes mais antigas.
Ipôs e Oyês da Nação Ketu e Subdivisões Nagôs:
OGÃN : protetores civis do terreiro antigamente, hoje passa a exercer funções religiosas também. Entre os Ogans destacamos certas funções importantes e de mando dentro do terreiro, juntos com os sacerdotes (as) eles administram os terreiros.
ALAGBE: Chefe da comunidade (morada), o Onilu é o escolhido para tocar o atabaque denominado Run, possui seu Otun Alagbe e seu Osí alagbe que tocam os outros atabaques e cantam os candomblés.
PEJIGAN: Zeladores do Peji e responsáveis pelo ilê òrìsà. Posto da etni, KETU e não JEJE como se equivocam alguns desinformados.
ASOGUN: Sacrifica os animais de quatro pés (Eranko) a priori, e os outros também quando não há na casa seu Otun e seu Osí responsáveis para isso. Posto proveniente do culto de Ogún na África e sua comunidade, portanto não é de bom senso haver Asoguns de outros òrìsà e sim somente filho de Ogún é fato a condição de supremacia que esse Orixá possui sobre os Obés sendo ele mesmo Olobé, ou seja, o dono da faca e louvado antes de qualquer sacrifício para quem procede corretamente.
OLOBÉ: Que vem a ser um epíteto de Esu é comum chamar Adébo a esse oyê, possui as mesmas determinações se for feito os atos referentes a Esu dessa condição sacerdotal.
SARAPÉGBE: Era quem transmitia as decisões da comunidade, comunicando entre os terreiros, as festas e obrigações que seriam realizadas. Fazia os convites. Sara= o que corre, pé= e comunica, egbe = as coisas da comunidade, geralmente esse posto era dado aos filhos de Ogún. Hoje esta esquecida, sobretudo nas grandes cidades.
APEJÁ: Esquecido no Brasil por não haver sacrifícios de cães selvagens como na África.
ELEMASÔ : Oyê referente à casa de Osalá, é um titulo do próprio Osalá como conta seu mito, há oyê no culto para situações que envolvem seu culto como o de BABA MI ORO, faz-se necessário que o titulares sejam de Osalá.
Suas atuações não se limitam apenas a cerimônia do pilão como muita gente pensa.
AKIRIJEBÓ: Pessoas que freqüentam varias casas e não se fixam em nenhuma antigamente eram chamadas de akirijebó, também é um oye da maior importância relacionado a entregas de ebós em locais determinados.
EPÊRIN: Posto dado aos filhos do orisa Osòósí, (determinado Osòósí) e refere-se ao seu culto especifico nas casas antigas de candomblé.
OJÚ OBÁ: Posto dado às pessoas de Sàngó, seu representante maior foi nosso saudoso Pierre Fatumbi Verger que tinha esse Oye no Àsè do Opo Afonjá. Ë necessário que a casa pertença a Sàngó até mesmo para formar os outros Oye referentes à situação da casa, como mogba, maye, etc.
OJÚ ILÊ: O grande anfitrião da religião, sobretudo nas festas onde ficam encarregados de receber os visitantes e acomoda-los, quando se faz necessário ele ajuda em tudo dentro da casa na ausência dos outros Oye.
IYÁ EFUN ou BABA EFUN: são os responsáveis, pela pintura dos yawôs.
EKEDJI: Nada mais é que um numeral e significa, portanto segundo, ela auxilia a todos e na ausência das outras AJOIYÊS ela assume, algumas se destacam e são chamadas carinhosamente de mães, não só pelo filho do orisa, que a suspendeu como por toda a comunidade. As Ekedjis podem ser: IYALASÔ: Cuida das roupas... IYALÊ: Mãe da casa, auxiliar direta da Iyalorisa. Ekedi é o Ipô (cargo), depois vem o Oyê específico as condições de cada uma.
IYÁ EGBÈ- é a conselheira a primeira pessoa do asé, responsavel pela manutenção da ordem, tradição e hierarquia.
IYÁ LAXÉ- Mãe do axé a que escolhe os Oloyês de acordo com as determinações superiores.
IYÁ KEKERE- Mãe pequena do ilê ,,e esta pronta para ajudar e ensinar a todos do ilê.
OJUGBONÃ - É a mãe criadeira.
IYÁ DAGAN- Auxilia a iyamoro e vice-versa.
IYÁ BASSÉ- Responsavel pelo preparo dos alimentos, todos podem ajuda-la mas ela é a responsavel por qualquer falha no manj,ar dos Orisas.
IYÁ ROBÁ- Responsável pela esteira do iniciado e carrega a toalha do orisa para sua acessoria.
IYABA EWE- Responsavel por determinados atos em obrigações de uso de ewe.
OLOGUN- Cargo masculino que despacha os ebós das grandes obrigações.De preferência para filhos de Ogum.
OLOYA- Cargo feminino que despacha os ebós das grandes obrigações. São filhas de Oyá.
OYÊ- Ajudante do yawô, verificando todas os obrigações de ronkó.
IYÁ TOJUOMÓ- Responsável pelas crianças da casa.
BABA LOSSAYN- Responsável pelos fundamentos dos banhos e de tudo que leva folhas ou ervas e cargo de intensa responsabilidade. São filhos de Ossayn.
ALABAWY-Que trabalha na area juridica e cuida dos interesses civís do ilê.
ABIÃ- Em yorubá significa "aquele que vai nascer". Aspirante que ainda não passou pelo processo de iniciação.
IAWÔ - Iniciado. Termo que designa o noviço após a fase de reclusão iniciatória.
EBOMI - Título dado ao Iaô após sete anos de iniciação.
BABALAÔ - "Pai do Segredo". Sacerdote responsável pelos processos divinatórios.

11 comentários:

  1. AMEI O SEU BLOG SÓ FIQUEI SUPRESA COM UMA COISA Q PEJIGAN NÃO É TAMBÉM CARGO DE JEJE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pedjigan e sim cargo de Djeje ... as verdadeiras matrizes de ketu no brasil como Gantua, engenho velho, casa Branca e ossumare nao existe pedjigan e ne alagbe... qualquer duvida 11948591953

      Excluir
    2. concordo com vc Nathalia! exata a colocação!
      precisamos estudar mais e saber o que cabe a cada nação, raiz ou matriz!

      Excluir
  2. Na minha casa tenho muito mais responsábilidades do que pintar yaos.Será que é certo e será que posso fazer tudo que faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. enquanto nao tiver os responsaveis pelos atos que vc faz esta certo ,... vc esta suprindo as necessidades do barracao ... no ultimo comentario tem meu zap me chama la

      Excluir
  3. Respostas
    1. ajoié ou Iyaroba sim e de ketu mais como ekedji e universal usamos em todas as nacoes menos na angola

      Excluir
  4. boa noite sou Ogan Iperi Leandro de Oxossi estou respondendo pelo perfil da minha irma ... gente te coisa ai que nao condiz com a verdade ... mas qualquer duvida 11948591953 meu whats app e leandro monteiro da silva no facebook sou o que esta de oculos escuro e camisa regata

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde , sou Axogun de Inhançã Wlamir Costa , gostaria que me tirassem algumas dúvidas , antigamente os Ogans , Ekedji eram raspados , adoxados e catulados , hoje já não ocorre isto teria como me explicar esta situação.

    outra dúvida Oyê significa que cargo dentro da casa de santo.
    Motumba.

    ResponderExcluir